11 de set. de 2009

Cinema Mudo


O que é o cinema mudo? Quem já ouviu falar de Charles Chaplin ou o Gordo e o Magro? Bom, eles são os mais famosos dos primórdios do cinema, em um momento no qual não havia ainda a técnica de sincronização de som e imagem, que permitissem os diálogos existentes hoje, que, às vezes, são inúteis e pouco explorados.

O filme mudo, também chamado de filme silencioso, não possui uma trilha sonora, os sons existentes acompanham os movimentos das personagens e suas emoções de forma a transmitir a intensidade da trama.

E antes da substituição dos filmes mudos aos sonoros, o acompanhamento musical era feito, normalmente, por um pianista ou pequena orquestra ao longo da exibição do filme ao vivo. Para que houvesse entendimento do conteúdo eram introduzidas legendas no filme para esclarecer as
situações para os espectadores.

Os primeiros filmes eram documentários, pequenas ficções e comédias, ambos retratando fatos do cotidiano, mas com destaque ao último que satirizava hábitos do dia a dia, da vida urbana, enfim, da sociedade mecanizada nas primeiras décadas do século XIX. Destacam-se na comédia
Ben Turpin, Buster Keaton, Harold Lloyd e Charles Chaplin, sem deixar esquecer de Oliver Hardy e Stan Laurel que formam a dupla “O Gordo e o Magro”.

Dentre as variedades indico “O Vagabundo”, interpretado, dirigido e escrito por Charles Chaplin. Foi a caracterização feita nesse filme que marcou o mundo do cinema, como Carlitos, usando chapéu-coco, bengala de bambu, sapatos grandes e, claro, o bigode. Transformou-se em símbolo do cinema, seja ele mudo ou “falante”, como também da comédia pastelão.

E.R.


Charles Chaplin


É, gente... é tudo em preto e branco mesmo... xD


Nenhum comentário:

Postar um comentário