4 de set. de 2009

FILMES e LIVROS ou FILMES versus LIVROS




Atualmente, a indústria cinematográfica aposta em filmes inspirados em livros best sellers, o que provocou o consumo da literatura, principalmente inglesa, em todo o mundo. Dentre eles estão “Senhor dos Anéis”, “Harry Potter”, a trilogia de Stephenie Meyer, C. S. Lewis com as “Crônicas de Nárnia” e muito mais.

A indicação de hoje é o filme “A Bússola de Ouro” da sequência de Philip Pullman, produzido em 2007, possui 113 minutos de duração e foi realizado por Chris Weitz.

A história trata de uma garota orfã de 11 anos, que vive numa faculdade de Oxford com o seu tio, Lord Asriel, em um mundo paralelo, uma outra dimensão, a qual se difere em muitos aspectos da nossa, por exemplo, cada pessoa traz consigo um animal que é a encarnação viva da sua alma, ou seja, sente tudo o que o humano sentir e vice-versa, chamado dímon.

Há críticas em relação ao filme, principalmente por parte da Igreja Católica, por conter em seu enredo traços ateístas, porém as metáforas de embate entre as religiões foram diluídas no filme, diferentemente dos livros. E assim constata-se outra crítica por parte do público: as alterações feitas na história, que nunca são bem-vindas, lembro-me do filme feito com o livro “O Código Da Vinci” de Dan Brown, para mim foi decepcionante, embora para quem não houvesse lido o livro tenha sido mais um filminho de ação.

Infelizmente não recomendo às crianças menores de 12 anos, por possuir algumas cenas violentas. Apesar dos pesares, “Bússola de Ouro”, indico às pessoas despossuídas de criatividade e imaginação, haha...



E.R.


2 comentários:

  1. A industria cinematográfica esta a procura de conteúdo (como expressado no comentário do post Matrix) por isso usam os best sellers. Pois se com palavras conseguimos "ver" tantas cenas e "sentir" tamanha preocupação com o personagem, por que ai assistir não sentiremos o mesmo?? Sucessos já tem fãs, é publico garantido. Eis o motivo, porem as alterações são necessárias pois alem de muita "burocracia" (igreja, sociedade, etc) o cinema não tem e nunca terá como competir com os livros, pois os personagens e jornadas estão na nossa cabeça, o que torna tudo mais intimo.
    Já escrevi de mais, vou ficando por aqui e como o assunto é filme X livro, e foi indicado um filme (que gostei muito por sinal XD), eu indico o Livro A Torre Negra do grande King ;D

    ResponderExcluir
  2. Ei, quem indica as coisas aqui sou eu =P

    ResponderExcluir